Senhores pais ou responsáveis,
Ontem construímos em sala as regras de convivência. Foi um momento de reflexão onde cada aluno pode contribuir com a elaboração de cada combinado.
Ao estabelecer regras ajudamos as crianças a aprenderem como devem se comportar e reagir perante várias situações da sua vida, promovendo assim, condições para que ela interaja socialmente de maneira adequada. É um aspecto muito importante para que as crianças se tornem adultos equilibrados e seguros. Ao dizer-lhe “não” mostramos que nem tudo é possível e mostrar o que pode ou não fazer, é uma maneira de lhe darmos segurança e mostrarmos que nos preocupamos com ela. Assim, aprenderão a lidar com as frustrações e saberão que nem tudo é permitido.
Dizer “não” a uma criança e impor limites pode desencadear uma grande tempestade de emoções traduzida em lágrimas, birras e tantas outras manifestações. Embora este tipo de reação possa dificultar o estabelecimento de regras, é fundamental saber dizer “não” à criança, conciliando disciplina com flexibilidade. Educar uma criança estabelecendo limites é, acima de tudo, oferecer segurança e uma base sólida na formação da sua personalidade, é educar com amor.
Baseado nestes princípios, seguem na agenda as regras que construímos na turma do 4º ANF. Solicitamos a sua colaboração e parceria para que juntos, escola e família, possamos alcançar sucesso nesse processo de formação.
Conto com seu apoio!
Atenciosamente,
Eretuse Rocha Araújo
Professora do 4º ANF
Nenhum comentário:
Postar um comentário