Carta da professora
São Luís, 25 de Janeiro de 2011.
Srs. Pais e/ou responsáveis,
Iniciamos mais um ano letivo e é com imensa satisfação e carinho que recebo seu(sua) filho(a) para juntos crescermos e compartilharmos experiências. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para falar um pouco da minha vida pessoal e profissional.
Meu nome é Eretuse Rocha Araújo. Sou professora porque amo a minha profissão e acredito na educação como alavanca indispensável para a construção de uma sociedade onde valores como justiça, solidariedade e igualdade possam constituir-se em atitudes concretas. Sou graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, pós graduada em Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Gestão Escolar pelo Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão – CAPEM, pós graduada em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense – FAMA e pós graduada em Tutoria à Distância pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Comecei minha vida profissional lecionando para jovens e adultos e ministrando cursos para professores de escolas comunitárias. Fui catequista de Eucaristia, Crisma e Perseverança, e ministrei “Oficinas de Oração” para jovens e adultos no período de 1997 a 1999. Em 1999 e 2000, trabalhei na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e na Supervisão Escolar. Em 2009 lecionei a disciplina “Fundamentos da Educação Infantil” no curso de Pedagogia do Programa de Qualificação Docente – PQD, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.
Em 2001 ingressei na Escola Crescimento como estagiária, assumindo a regência de sala de aula em 2003, atuando no 4º ano do Ensino Fundamental I. São dez anos de muito compromisso e responsabilidade pelo que faço nesta escola, pois acredito na política de qualidade da mesma, comprometendo pais, alunos e colaboradores com o exercício consciente e pleno da cidadania, construindo um ambiente rico em experiências, estimulando a aprendizagem significativa e a formação consistente de valores. Em 2007, recebi o título de “Professora Destaque” pela Escola Crescimento. Busco constantemente atualização teórica e prática. Serei sempre uma professora honesta, comprometida em agir de forma digna e coerente com os meus valores, pelo respeito aos requisitos legais e a todos os requisitos por mim subscritos.
O objetivo do meu trabalho é despertar nos alunos(as) a vontade de aprender cada vez mais. Espero desenvolver com vocês e seus(suas) filhos(as) um trabalho de cooperação pautado no respeito, integridade, responsabilidade e confiança. Para nós da Escola Crescimento, melhoria contínua se traduz na busca dos mais elevados e inovadores padrões educacionais e de excelência do ensino.
Realizarei inúmeras atividades estimulantes que possibilitarão o desenvolvimento do seu(sua) filho(a), como: vivências, grupos produtivos, dinâmicas, experiências, excursões, jogos, pesquisas, oficinas e projetos. Terei como meta neste ano a gestão da sala de aula e de aprendizagem, proporcionando o incentivo à leitura, produção textual, estimativa, cálculo mental e escrito, dando espaço para a criatividade, desenvolvimento da linguagem, construção de algoritmos e resolução de problemas.
Para que essa interação família x escola contribua com o desenvolvimento do aluno ao longo do ano, conto com a sua colaboração nos seguintes aspectos:
Entrada e saída do aluno: a entrada de 7h/ 13h às 7h15/ 13h15 será supervisionada por mim que receberei na quadra do EF1, diariamente, os alunos, organizando-os em fila e acompanhando-os até a sala. Na saída (12h/ 18h), acompanharei os alunos até a quadra, onde estarei à disposição para eventuais contatos até às 12h15/ 18h15. Lembro que a entrada e saída da escola são momentos de rotina, em que a disciplina é necessária.
Comunicação via agenda: considerando que a agenda é o nosso principal meio de comunicação, é importante que, diariamente, ela seja assinada, garantindo o acompanhamento mais próximo das atividades e do desempenho escolar do(a) seu(sua) filho(a). Qualquer recado, comunicação, bilhete, solicitação, informação, dúvida, sugestão, deverá ser enviado através da mesma.
Atividades de casa: é fundamental que seu(sua) filho(a) tenha um momento regular de estudo e realização de suas atividades. Havendo dúvidas, peço que retorne a atividade para que sejam esclarecidas. Solicito que nos informem via agenda de seus pedidos. Nesse caso, reenviarei a atividade para que seja realizada em casa. A não realização da atividade de casa, sem justificativa do responsável, implicará na realização da mesma durante o recreio. Caso haja reincidência, entrarei em contato.
Disciplina: Durante a primeira semana de aula, construirei com os(as) alunos(as) regras de convivência e discutirei a importância do cumprimento das mesmas, assim como todas as outras normas da Escola, a fim de estimular o exercício da cidadania e ressaltar a importância da disciplina. Esse exercício é fundamental para que eles se percebam como indivíduos de um grupo social cujas diferenças devem ser respeitadas. Essas regras, posteriormente, serão enviadas para seu conhecimento e alteradas, sempre que necessário. Diariamente, através de reflexões com os alunos, reforçarei a questão do respeito, assim como as recompensas e consequências a partir do cumprimento ou não destes combinados.
O meu trabalho terá também eixos comportamentais, com regras claras e efetivas, fortalecimento dos valores: responsabilidade, respeito e dignidade.
Tenho certeza que a nossa parceria será o ponto “chave” para o sucesso de todo o processo de evolução de seu(sua) filho(a). Só conseguiremos respeitar as diferenças individuais e a diversidade cultural por meio do tratamento individualizado de nossos alunos, dos pais e de nossos colaboradores. Para consolidar nossa proposta, coloco-me a disposição para maiores esclarecimentos a respeito do meu trabalho todos os dias durante os quinze minutos que permanecerei na quadra, no horário das 12h/ 18h às 12h15/ 18h15 ou através do meu e-mail eretuse@crescimento.com
Desde já agradeço o apoio.
Atenciosamente,
Eretuse Rocha Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário